top of page

Dicas da Comissão Organizadora para os Participantes do ENEEF

 

Aqui estão algumas dicas para que você aproveite melhor o que o Pará tem a oferecer!

 

Antes de Viajar:

- Não se esqueça de identificar as malas com etiquetas contendo seu nome, endereço e telefone de sua casa, além do telefone de onde pretende se hospedar.

- Cole as etiquetas por fora e por dentro das malas e amarre nelas uma fita colorida para facilitar sua identificação nas esteiras de bagagem, pois sempre haverá inúmeras malas iguais a sua.

- Faça duas cópias de seus documentos, das passagens aéreas , etc. Leve uma com você e deixe a outra em casa, ou guardado onde você estiver alojado. No caso de perder os originais, poderá informar os números corretos quando comunicar o extravio.

- Além de confirmar a reserva do vôo de volta 72 horas antes do embarque, na última noite acomode a bagagem, tire a compra dos pacotes para ganhar espaço na mala e deixe somente a roupa do dia seguinte no cabide.

- Tranque a mala com cadeado e guarde a chave em local seguro.

 

Chegando em Belém do Pará:
- O Pará não entra no horário de verão.

- O horário comercial é de 8h às 18h e alguns estabelecimentos fecham para o almoço. Os bancos abrem de 10h às 16h. Algumas agências funcionam até 18h. Os shoppings funcionam das 10h às 22h. Bares, restaurantes, boates e clubes noturnos têm horários variados.

- Telefones: O Pará possui três códigos de área (91, 93 e 94), que variam conforme a região. O código de Belém é 91. Antes de ligar de um quarto de hotel, pergunte à telefonista se existem taxas adicionais para ligações locais ou a cobrar.
- É possível fazer ligações com cartões telefônicos em telefones públicos distribuídos em toda a área metropolitana, especialmente nas esquinas, bares, restaurantes e hotéis. Os cartões são vendidos nas bancas de jornais, bares, padarias e postos telefônicos e de informações.
- Embora a cidade conte com tratamento de água, não se recomenda o consumo direto da torneira. Prefira sempre água mineral engarrafada ou em copos.

- Segurança: 

          * Mantenha sua bagagem sempre perto, principalmente as bolsas menores.

          * Não troque dinheiro com pessoas desconhecidas; procure casa de câmbio ou bancos autorizados.
          * Deixe sempre a chave do seu apartamento na portaria do hotel e mantenha bem guardado seu cartão de identificação de hóspede.
          * Mantenha a porta dos alojamentos e barracas sempre trancadas.
          * Procure não deixar à mostra câmeras fotográficas e de vídeos em locais movimentados.
          * Não saia com jóias e grande quantidade de dinheiro.
          * Evite transitar com o passaporte, principalmente se for à praia. Em caso de perda ou extravio, informe imediatamente a polícia.
          * Não ande em ruas desertas, becos, locais com pouca visibilidade, principalmente à noite.
          * Quando estiver sentado em mesa ao ar livre, não deixe carteiras ou celulares soltos sobre a mesa, nem pendure bolsas ou sacolas nas cadeiras.
- Dinheiro:

          * A maioria dos estabelecimentos comerciais aceita pagamento em cartão de crédito. Os mais aceitos são: MasterCard, Visa, American Express e Diners. Cheques de outras localidades, mesmo os especiais, raramente serão aceitos.
          * Nem tente passar cheques de terceiros ou de empresas – a maioria dos estabelecimentos nem cogita a possibilidade de recebê-los.
          * Se não possui cheque especial, considere levar o que pretende gastar em papel moeda, mas guarde sempre em local seguro.
          * Se puder, divida o dinheiro em quantidades pequenas e coloque-as em diferentes lugares.
 

- Vacinação: Contra Febre Amarela:
A vacina é recomenda para todos os turistas, tanto do Brasil quanto do exterior que vão visitar o Pará e os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins.
A vacina precisa ser tomada com antecedência mínima de 10 dias da partida da viagem.

 

bottom of page